Buscar
  • Afecto Homecare

Ter apenas o cuidador é suficiente para o cuidado em casa?

Entenda como uma equipe de cuidado integral pode ajudar no atendimento em domicílio



Ter um familiar que precisa de ajuda para a maior parte das atividades não é fácil. Existem doenças em que a dependência aparece subitamente, e a família, além de lidar com a mudança brusca do seu cotidiano, precisa também encontrar uma equipe de saúde qualificada para dar continuidade ao tratamento em casa. Em outros casos, a doença progride lentamente, e a família vai notando aos poucos o aumento da necessidade; inserindo gradativamente profissionais para o acompanhamento do paciente.


Neste último caso, geralmente, os profissionais não se conhecem e não trabalham de forma integrada, o que também pode dificultar o acompanhamento adequado do paciente.


De uma forma ou de outra, é comum que o primeiro profissional a ser cogitado para o cuidado em domicílio seja o cuidador de idosos. Além de ser uma figura mais conhecida, ele auxilia nas tarefas básicas cotidianas - aquelas em que a doença impacta primeiro.


Mas só o cuidador é suficiente para o idoso?


A procura por estes profissionais pode não ser uma tarefa tão simples, uma vez que o cuidador ideal deve reunir qualidades raras, como conhecimento técnico, empatia, postura, confiança e lealdade.


Durante a nossa experiência com pacientes em domicílio, nós da Afecto percebemos que a ação do cuidador se torna ainda melhor quando associamos o seu trabalho àquele em conjunto com uma equipe integrada. Neste grupo há supervisão, treinamento e a criação de vínculo com o paciente de forma contínua.


Sendo assim, para oferecer um serviço de qualidade, não dissociamos o cuidador do acompanhamento médico do paciente e da supervisão de um enfermeiro chefe. Percebemos que, desta forma, podemos ficar seguros para diagnosticar e tratar precocemente qualquer complicação relacionada ao nosso paciente, além de criar um canal direto entre equipe e família: o que resulta em um seguimento impecável e sem surpresas para os familiares.


O que propomos é uma inovação no cuidado em domicílio no Brasil. É isto que queremos dizer com o cuidado integral para o paciente.


Para nós, o cuidador é fundamental, mas o cuidador ideal requer uma equipe mínima, composta também por enfermeiro e médico.


Esse é o tripé da Afecto, que vem conduzindo nossos pacientes a um novo patamar de atendimento domiciliar.


Quer saber mais sobre como a Afecto pode cuidar de você ou do seu familiar?


Entre em contato.


Veridiana Rodriguez,

Médica na Afecto Cuidados

CRM-SP 163090





20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo