A empresa de atendimento em domicílio oferece ao paciente cuidados, medicações, procedimentos e acompanhamento semelhantes aos recebidos no hospital, sem a necessidade de retirá-lo do ambiente familiar.
Não. Pacientes que necessitam de drogas contínuas, que estejam intubados ou com risco de precisarem destes e outros dispositivos de suporte avançados para a vida não são candidatos ao tratamento domiciliar.
O melhor cuidado é o que deixa o paciente mais confortável. Por isso, contamos com profissionais para atender nossos clientes no ambiente de preferência.
Como toda empresa, você deve procurar uma que seja fiel a princípios éticos, responsável no atendimento dos clientes e que conte com uma rede de profissionais de alto nível. No quesito do atendimento domiciliar, essa empresa deve priorizar o cuidado global do paciente e o acolhimento à família.
Atendimento multiprofissional é aquele que conta com especialistas de diferentes áreas. Considerando que somos seres complexos, um atendimento humanizado exige uma equipe composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas etc.
Sim, a família do paciente é peça fundamental para o sucesso do cuidado em casa. Apenas a família conhece o paciente e suas particularidades, de forma que é o principal elo entre o paciente e a equipe multiprofissional.
A gestora reúne, treina, alinha e organiza uma equipe de profissionais qualificados para atender as necessidades de paciente e familiares. Também é papel da gestora de atendimento domiciliar a administração dos medicamentos e o socorro do paciente, em casos de emergência.
Sim. Após avaliação do paciente e laudo do médico responsável, o plano de saúde pode acionar uma empresa parceira para continuar o tratamento em domicílio.
Não. O plano de saúde promove o atendimento em domicílio apenas por meio de empresas parceiras.
Não. O cuidador recebe treinamento para acompanhar o paciente em domicílio, mas não tem formação em enfermagem. No entanto, em caso de pacientes mais graves e que demandem assistências mais complexas, solicitamos que o acompanhante seja um auxiliar de enfermagem.
O Centro de Cuidados, sede física da Afecto Centro de Cuidados Integrados em Saúde, oferece atendimento com geriatras, especialistas em medicina paliativa e fisioterapeutas.
O médico especialista em medicina paliativa é o profissional de saúde responsável pelo acompanhamento e o cuidado de pacientes com doenças degenerativas, doenças avançadas e doenças sem cura. Ele alivia a dor e o desconforto causado tanto por enfermidades, quanto por tratamentos invasivos, levando mais qualidade de vida a pacientes com doenças graves e com risco à vida.
O geriatra é o médico que cuida da saúde e do bem-estar de pessoas idosas. As consultas com este especialista costumam ter início a partir dos 60 anos, mas podem começar antes, de acordo com as necessidades do paciente.
O cuidado paliativo é uma abordagem que proporciona conforto e qualidade de vida a pacientes com doenças graves, sem possibilidade de cura. Além de focar no alívio da dor e de outros sintomas desagradáveis, o cuidado paliativo oferece suporte psicossocial e espiritual ao paciente e à família.
A fisioterapia promove a independência funcional e auxilia na manutenção da autonomia do paciente em cuidado paliativo, prevenindo complicações como a redução e/ou a perda total de mobilidade, condições respiratórias entre outras.
Não. A fisioterapia é importante para a recuperação de qualquer paciente que precisa de reabilitação: pessoas idosas, pacientes pós-cirúrgicos, pessoas que sofreram AVC e infarto, entre outras.